AULA DE LEITURA, COMPREENSÃO E ANÁLISE DE TEXTOS.
Turmas: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.
A borboleta e o casulo
Quando a
lagarta, tornada crisálida,
concluiu praticamente a sua transformação em lepidóptero, resta-lhe passar uma prova para se tornar
verdadeiramente borboleta. Tem de conseguir romper o casulo no seio do qual se
operou a transformação, a fim de se libertar dele e iniciar o seu voo.
Se a
lagarta teceu o seu casulo pouco a pouco, progressivamente, a futura borboleta
em compensação não pode libertar-se dele da mesma forma, procedendo
progressivamente. Desta vez tem de congregar
força suficiente nas asas para conseguir romper, de uma assentada, a
sua gola de seda. É precisamente graças a
esta última prova e à força que ela exige que a borboleta acumule nas suas
jovens asas, que esta desenvolve a musculatura de que terá necessidade depois
para voar.
Quem
ignorar este dado importante e, imaginando ‘ajudar’ uma borboleta a nascer,
romper o casulo em seu lugar, assistirá ao
nascimento de um lepidóptero totalmente incapaz de voar. Esta não terá
conseguido utilizar a resistência da sua sedosa prisão para construir a
força de que teria necessidade para subtrair-se àquela ganga e lançar-se
seguidamente no céu.
A lição da borboleta
Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo e um homem ficou
observando o esforço da borboleta para fazer com que o seu corpo passasse por ali e ganhasse a
liberdade. Por um instante, ela parou,
parecendo que tinha perdido as forças para continuar. Então, o homem decidiu
ajudar e, com uma tesoura, cortou delicadamente o casulo. A borboleta saiu
facilmente. Mas, seu corpo era pequeno e tinha as asas amassadas.
O homem
continuou a observar a borboleta porque esperava que, a qualquer momento, as
asas dela se abrissem e ela saísse voando. Nada disso aconteceu. A borboleta
ficou ali rastejando, com corpo murcho e as asas encolhidas e nunca foi capaz de voar!
O homem, em sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendeu que o casulo
apertado e o esforço eram necessários para a borboleta vencer essa barreira.
Era o desafio da natureza para mantê-la viva. O seu corpo se fortaleceria e ela
estaria pronta para voar assim que se libertasse do casulo.
Algumas
vezes, o esforço é tudo o que precisamos na vida. Se Deus nos permitisse passar
pela vida sem obstáculos, não seríamos como somos hoje. A força vem das
dificuldades, a sabedoria, dos problemas que temos que resolver. A
prosperidade, do cérebro e músculos para trabalhar. A coragem vem do perigo
para superar e, às vezes, a gente se
pergunta: não recebi nada do que pedi a Deus. Mas, na verdade, recebemos
tudo o que precisamos. E nem percebemos.
1º texto: A borboleta e o casulo.
Tipologia: Expositiva.
Gênero: texto científico.
Tipologia: Narrativa.
Gênero: Crônica com mensagem.
2º Passo: (Oralidade) O professor
conduz uma discussão acerca do tema do texto, com perguntas como: Vocês
entenderam do que trata esse texto? Há muitas palavras diferentes? Após as respostas dos alunos o professor
explica como se dá o processo de transformação das borboletas, e lê novamente
os trechos que comprovam o assunto do texto. Alguns alunos conduzem a
discussão, porque lembram das aulas de ciências, já ouviram ou viram em algum
lugar e isso enriquece a aula: eles acabam explicando para os colegas que não
conhecem o assunto.
3º Passo: (Leitura) O professor pede
para que algum aluno leia o texto 2 (narrativa) com a devida entonação.
4º Passo: (Oralidade) O professor
pergunta se os alunos gostaram das palavras do texto 2. Pergunta se eles
entenderam a analogia (usar uma palavra que os alunos entendam: comparação,
etc.) do texto 2 com o texto 1. (O esforço que a lagarta é “obrigada” a fazer
para transformar-se em borboleta e como nosso esforço é recompensado por
Deus.).
Análise
do texto: A borboleta e o casulo.
1)
Procure
no dicionário as palavras que você desconhece e anote no caderno apenas o
significado referente ao assunto do texto 1. Faça o mesmo com as palavras do
texto 2.3) O que faz você concordar ou discordar na questão 2. Retire do texto argumentos que comprovem sua resposta.
4) O texto fala da transformação da borboleta. Cientificamente, como se chama esse processo?
5) O autor utiliza-se do texto para orientar sobre o processo de transformação. Qual é a grande lição que ele quer passar aos leitores?
Análise
do texto: A lição da borboleta.
1) O texto 2 é uma crônica (Em poucas
palavras: gênero textual curto que trata, de forma literária, de temas do
cotidiano).
(
) Concordo. ( ) discordo.
2) Se você concorda ou discorda com a questão 2, justifique com palavras do texto.
3) O que fez o homem decidir ajudar a borboleta?
4) Qual a grande expectativa do homem em relação à borboleta?
5) O que faltou ao homem para que pudesse entender o processo.
6) A grande lição do texto 2 está em que parágrafo?
7) Você tirou alguma lição do texto 2? Qual?
DESDOBRAMENTOS
Oralidade: Perguntar se os alunos
conhecem outros bichos que passam pelo processo de metamorfose. Pedir para
socializarem caso saibam, do contrário pedir para pesquisarem para a próxima
aula.
Levá-los à sala de informática para
assistirem em vídeo a transformação da lagarta em borboleta. (Professor, não
deixe essa etapa de lado, pois levei os alunos em pequenos grupos à sala do
Acessa – previamente preparada, com o vídeo, pelo responsável da sala – e o
retorno foi muito positivo, pois os alunos puderam contextualizar a metamorfose:
www.youtube.com/watch?v=7isCQ3WIV2k vídeo de 7m:51s./ e www.youtube.com/watch?v=GRIn-4J1pSI
vídeo de 1m:54s.)
(Fonte: site: www.saladeatividades.com.br. Aula adaptada para aulas de Língua Portuguesa e desenvolvida com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental – 1º Bimestre/2013 por Sônia B. Juarez.)
Este texto é maravilhoso!!! É uma linda lição. Colocarei em prática esta atividade. Muito obrigada, Sônia!!!
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