E NÃO SÓ DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS
É
necessário compartilhar com os professores de outras disciplinas a tarefa de
ensinar leitura e escrita para os alunos. Certamente não cabe somente ao
professor de português essa tarefa, como muito bem colocaram os autores Paulo
Coimbra Guedes e Jane Mari de Souza no artigo Leitura e
Escrita são tarefas da escola e não só do professor de português: “ler e escrever são tarefas da escola, questões para todas as áreas”.
Trata-se de um compromisso do qual não devemos fugir. Infelizmente, ainda há
professores que se isentam da responsabilidade.
Os
autores propõem a prática constante da leitura na escola e mais precisamente na
sala de aula, a fim de que os alunos descubram que “ler é uma atividade muito
interessante”, que a leitura “proporciona prazer”. Algumas práticas de leitura
sugeridas pelos autores, já estão sendo feitas nas escolas. Nós, professores,
levamos alguns livros (várias tipologias), jornais, revistas, gibis para sala
de aula, apresentamos aos alunos, lemos pequenos trechos para despertar a curiosidade,
o interesse. Entretanto, ainda encontramos algumas barreiras. Muitos alunos não
gostam da prática de leitura, são impacientes, querem saber logo o final, ou
dispersam da leitura e preferem conversar.
Já ouvi
em algum lugar (coisas do senso comum), não lembro onde, que somos uma
sociedade que aprecia demais a fala. Talvez sejamos mais “falantes” que
leitores. E, talvez, isso explique porque muitos não leem. Não sei todas as
respostas, por isso continuo firme no propósito de criar situações de aprendizagens
que estimulem a leitura e a escrita. Valorizo demais a fala dos alunos,
ultimamente peço para eles escreverem o que acabaram de falar. Quando eles
perguntam: Por que prô, você quer
que a gente escreva o que falou? Eu respondo-lhes: Para eu entender melhor o
que você está querendo dizer.
(Comentários feitos pela Professora Sônia Barbosa Juarez, acerca da leitura do artigo: Leitura e Escrita são tarefas da escola e não só do professor de português, para o curso MGME realizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.)
A valorização à leitura em todas as disciplinas só acrescenta.
Sendo assim, partindo deste prisma, seria leviano, imaturo e sem base considerar que a leitura e escrita fazem parte apenas do planejamento da disciplina de Português. Cada área tem sua contribuição e todas juntas se completam.
A formação de um sujeito cidadão e leitor/crítico vai além dos “dois mais dois são quatro” e de que "vaidosa" é uma qualidade/característica que na análise linguística o nome é adjetivo.
Cada
disciplina na sua peculiaridade, com sua especialidade.
Pensar num futuro educacional proveitoso e satisfatório é considerar que ler e escrever deve merecer atenção de todas as disciplinas.
(Comentários feitos pela Professora Sonia Regina Louvison, acerca da leitura do artigo: Leitura e Escrita são tarefas da escola e não só do professor de português, para o curso MGME realizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário