quarta-feira, 5 de junho de 2013

LEITURA E ESCRITA SÃO TAREFAS DA ESCOLA E NÃO SÓ DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS

                                        LEITURA E ESCRITA SÃO TAREFAS DA ESCOLA
                                           E NÃO SÓ DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS

É necessário compartilhar com os professores de outras disciplinas a tarefa de ensinar leitura e escrita para os alunos. Certamente não cabe somente ao professor de português essa tarefa, como muito bem colocaram os autores Paulo Coimbra Guedes e Jane Mari de Souza no artigo Leitura e Escrita são tarefas da escola e não só do professor de português: “ler e escrever são tarefas da escola, questões para todas as áreas”. Trata-se de um compromisso do qual não devemos fugir. Infelizmente, ainda há professores que se isentam da responsabilidade.

Os autores propõem a prática constante da leitura na escola e mais precisamente na sala de aula, a fim de que os alunos descubram que “ler é uma atividade muito interessante”, que a leitura “proporciona prazer”. Algumas práticas de leitura sugeridas pelos autores, já estão sendo feitas nas escolas. Nós, professores, levamos alguns livros (várias tipologias), jornais, revistas, gibis para sala de aula, apresentamos aos alunos, lemos pequenos trechos para despertar a curiosidade, o interesse. Entretanto, ainda encontramos algumas barreiras. Muitos alunos não gostam da prática de leitura, são impacientes, querem saber logo o final, ou dispersam da leitura e preferem conversar.

Já ouvi em algum lugar (coisas do senso comum), não lembro onde, que somos uma sociedade que aprecia demais a fala. Talvez sejamos mais “falantes” que leitores. E, talvez, isso explique porque muitos não leem. Não sei todas as respostas, por isso continuo firme no propósito de criar situações de aprendizagens que estimulem a leitura e a escrita. Valorizo demais a fala dos alunos, ultimamente peço para eles escreverem o que acabaram de falar. Quando eles perguntam: Por que prô, você quer que a gente escreva o que falou? Eu respondo-lhes: Para eu entender melhor o que você está querendo dizer.

(Comentários feitos pela Professora Sônia Barbosa Juarez, acerca da leitura do artigo: Leitura e Escrita são tarefas da escola e não só do professor de português, para o curso MGME realizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.)

 A valorização à leitura em todas as disciplinas só acrescenta.

leitura e a escrita devem merecer atenção de todas as disciplinas? Veja página 7(sete) da apostila Melhor Gestão Melhor Ensino – Curso de formação continuada em Língua Portuguesa da Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado de São Paulo, item: "A contribuição do letramento escolar e das diversas disciplinas no processo de formação do leitor":  a escola e a educação básica são lugares sociais de ensino-aprendizagem de conhecimento acumulado pela humanidade- informações, indicações, regras, modelos, e de formação do sujeito social, de construção da ética e da moral, de circulação das ideologias. Falar na formação do leitor cidadão é justamente não olhar só uma das faces desta moeda;  é permitir a nossos alunos a confiança na possibilidade e as capacidades necessárias ao exercício pleno da compreensão.

Sendo assim, partindo deste prisma, seria leviano, imaturo e sem base considerar que a leitura e escrita fazem parte apenas do planejamento da disciplina de Português. Cada área tem sua contribuição e todas juntas se completam.
A formação de um sujeito cidadão e leitor/crítico vai além dos “dois mais dois são quatro” e de que "vaidosa" é uma qualidade/característica que na análise linguística o nome é adjetivo.

Cada disciplina na sua peculiaridade, com sua especialidade.
 Língua Portuguesa vai mais ao fundo de cada palavra/oração/frase, do seu significado, da sua análise, da sua construção, dos erros/acertos, dos vocabulários, das técnicas de leitura e da escrita, onde o incentivo para o conhecimento da língua é ferramenta suporte no desenvolvimento à leitura e a produção de texto.

Pensar num futuro educacional proveitoso e satisfatório é considerar que ler e escrever deve merecer atenção de todas as disciplinas. 

(Comentários feitos pela Professora Sonia Regina Louvison, acerca da leitura do artigo: Leitura e Escrita são tarefas da escola e não só do professor de português, para o curso MGME realizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.)





 

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