PAULO FREIRE
Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência.
O mais célebre educador brasileiro, autor da
pedagogia do oprimido, defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a
"ler o mundo" para poder transformá-lo.
Márcio Ferrari (novaescola@atleitor.com.br)
Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre
educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido
principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele
desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o
objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação
às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de
oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se
intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam
boa parte do conjunto de sua obra.
Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a
criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria
das escolas (isto é, as "escolas burguesas"), que ele qualificou de
educação bancária. Nela, segundo Freire, o professor age como quem deposita
conhecimento num aluno apenas receptivo, dócil. Em outras palavras, o saber é
visto como uma doação dos que se julgam seus detentores. Trata-se, para Freire,
de uma escola alienante, mas não menos ideologizada do que a que ele propunha
para despertar a consciência dos oprimidos. "Sua tônica fundamentalmente
reside em matar nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, a
criatividade", escreveu o educador. Ele dizia que, enquanto a escola conservadora
procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a
intenção de inquietá-los.
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/mentor-educacao-consciencia-423220.shtml
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