CURSO MELHOR GESTÃO MELHOR ENSINO – TURMA 145 –
GRUPO 8.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE LEITURA
Por ocasião do encontro presencial, o grupo de
professores de Língua Portuguesa (Denise, Lourdes, Marta, Ricardo e Sônia) do
qual eu fazia parte, elaborou uma atividade com base na leitura do texto “Meu
primeiro beijo” de Antonio Barreto e, tendo como parâmetro os pressupostos
teóricos do trabalho com gêneros do texto de Joaquim Dolz e Bernard
Scheuwly e das capacidades de leitura do
texto de Roxane Rojo. A partir do embasamento e da troca de experiências, o
grupo leu e propôs a seguinte atividade a ser desenvolvida com alunos do 7º ano
do Ensino Fundamental:
Meu Primeiro Beijo
Antonio Barreto
É
difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E
sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele
sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos
virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não
sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos
seus milhares de bilhetinhos:
“Você
é a glicose do meu metabolismo.
Te
amo muito!
Para
Celso"
E
assinou com uma letrinha miúda: Para Celso. Para Celso era outro apelido dele.
Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto
maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance
pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No
dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus,
veio com o seguinte papo:
-
Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas
ele continuou:
-
Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12
calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou
coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
-
A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de
albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg
de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí
o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos,
tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu
descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e
brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente.
Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração
ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força,
e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E
de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto ,
juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci,
cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos
apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e
voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram,
depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo.
Mas foi inesquecível!
BARRETO, Antonio. Meu
primeiro beijo. Balada do primeiro
amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6
Título do Texto: “Meu primeiro beijo” – Autor:
Antonio Barreto.
Tipologia:
Narrativa
Gênero: crônica
literária
Três questões a serem feitas antes da leitura –
apenas com o título e o nome do autor – para observar o desenvolvimento das
habilidades:
-Levantamento do conhecimento
prévio sobre o assunto.-Antecipação do tema ou ideia principal a partir dos elementos paratextuais, como título, subtítulo, etc.
-Expectativas em função do autor.
1) Você consegue dizer qual o tema desse texto a partir do título?
2) Será que a pessoa que vai narrar a história é homem ou mulher? Será que ela – a pessoa – gostou de ter dado o primeiro beijo?
3) Você acha que o primeiro beijo foi dado pelo autor Antonio Barreto?
Avaliar se o aluno:
-Ativa seu conhecimento prévio
quando convidado a inferir o tema a partir do título.-Explicita suas hipóteses a respeito do conteúdo do texto.
Dez questões a serem feitas durante e depois da
leitura para observar o desenvolvimento das habilidades:
-Localização ou construção do
tema ou da ideia principal, a partir dos elementos da narrativa: foco
narrativo, tempo, lugar, personagem, etc.-Identificação das pistas linguísticas responsáveis pela continuidade temática ou pela progressão temática.
-Identificação dos interlocutores prováveis de um texto, considerando o uso de expressão coloquial.
-Identificar no texto o efeito de sentido produzido pelo uso de vocábulos e determinadas categorias gramaticais (substantivo e pronome).
-Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes, durante e após a leitura.
1)O texto “Meu primeiro beijo” é narrado em 1ª pessoa ou 3ª pessoa?
2)Qual é o tempo predominante nesta narrativa?
Justifique com elementos do texto.
3)Há marcas no texto que indicam se o narrador é
feminino ou masculino? Quais?
4)Onde aconteceu o primeiro beijo?
5)Com quem aconteceu o primeiro beijo?
6)A personagem que está narrando cita o nome de
quem beijou de várias maneiras diferentes. Quais são esses nomes?
7)Como as personagens se comunicaram pela primeira
vez?
8)Como foi a experiência do primeiro beijo para a
personagem que está narrando? Justifique com trechos do texto.
9)Observe o trecho: “É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus (...). E
sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode?”. Parece que a narradora fala
com alguém. Em sua opinião quem é essa pessoa?
10)Sublinhe no texto e transcreva na resposta, todas
as palavras que se referem ao nome do personagem Cultura Inútil.
Avaliar se o aluno:
-Apoiou-se nos elementos do texto para
compreendê-lo.
-Identificou e recuperou informações literais.
-Verificou se suas hipóteses se confirmaram.
(Atividade realizada no encontro presencial do curso MGME 2013 da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, pelos professores de Língua Portuguesa: Denise, Lourdes, Marta, Ricardo e Sônia B.Juarez)
Nenhum comentário:
Postar um comentário